10 Sinais de que está na hora de você informatizar seu consultório

Hoje em dia, é muito importante que clínicas possuam um sistema, porque isso traz mais eficácia e segurança. Informatizar seu consultório irá melhorar ainda mais sua imagem perante antigos e novos pacientes.

Um software próprio para a área médica trará muito mais agilidade, qualidade de atendimento e otimização do tempo. Confira os 10 sinais de que está na hora de você encontrar um bom software para sua clínica.

1) Tem sido difícil fazer o controle financeiro

Para ter uma maior precisão no controle de gastos, ganhos e outros, o ideal é informatizar seu consultório. Isso deve ser feito através de um software próprio para a área da saúde, que pode atender melhor às necessidades existentes.

2) Há muito papel acumulado no consultório

Informações de prontuários, exames, resultados, fichas de cadastro, dentre outras, podem se tornar digitais. Fica muito mais fácil registrar as informações de cada paciente e agiliza a hora da consulta.

3) Os pacientes se queixam das receitas

Uma das maiores causas de queixas por parte de pacientes ao se consultarem com um médico são as receitas. Medicamentos costumam ter nomes difíceis com os quais as pessoas não estão habituadas. Somando esse fator ao de que os médicos escrevem rápido, problemas podem surgir.

Informatizar seu consultório vai extinguir esse problema, pois passa a ser possível fazer receitas digitadas no computador, evitando qualquer confusão.

4) Não há controle sobre o sigilo das informações dos pacientes

As informações que um médico passa a seus pacientes e vice-versa são completamente sigilosas. Com um bom sistema, não existe o risco de chegarem a outras pessoas, já que é possível protege-las com senha.

5) Os processos precisam ser mais ágeis

Muitas vezes, coisas que deveriam ser simples como marcar uma consulta ou fazer um encaminhamento, acabam tomando muito tempo. É preciso otimizar o tempo de seus funcionários. Ao informatizar seu consultório, você permite que eles realizem atividades do dia-a-dia mais rápido e com mais eficiência.

6) Não há uma comunicação eficiente entre cada uma das áreas

Para um bom atendimento, é preciso que todas as áreas da sua clínica se comuniquem de forma eficaz. Se está havendo falhas nessa comunicação, isso pode gerar problemas. Ao utilizar um bom sistema, você garante que essa comunicação se torne rápida e direta.

7) Gasta-se com telefone para confirmar consultas

Um bom sistema pode permitir que as confirmações de consulta sejam feitas por SMS. Dessa forma, economiza-se tanto o gasto com telefone quanto o tempo usado para realizar as ligações.

8) É difícil controlar o que entra e sai do estoque

Utilizar um sotfware vai permitir que se tenha um controle preciso de tudo aquilo que está em estoque. Dessa forma, evita-se excessos e também faltas.

9) Os atestados, receitas e outros documentos não são padronizados

Através de um sistema, é possível padronizar esse tipo de documento. Isso fortalece a imagem da clínica e traz uma aparência muito mais séria e profissional.

10) Você deve informatizar seu consultório porque o mundo mudou

Esse é o maior sinal de que está na hora de informatizar seu consultório. O mundo mudou, a tecnologia avança a cada dia e precisamos tirar o melhor proveito dela. Adotar um software vai te trazer mais praticidade, rapidez, tempo e espaço.

onmed