Atendimento aos convênios de saúde: aderir ou não?

Uma das questões que frequentemente entra em discussão nos consultório e clínicas médicas se refere à adesão ou não aos convênios de saúde.

São muitas considerações que deverão ser analisadas para que a decisão traga benefícios, tanto para o médico, para clínica e pacientes, para que seja um agregador e viabilizador para todos os envolvidos no processo.

Mas por que esta discussão é tão importante?

Primeiro porque o assunto “planos de saúde” ocupa grande espaço no rol de reclamações tanto da população em geral, como na comunidade médica, especificamente.

Para compreender melhor a situação, de acordo com a pesquisa realizada em Março/2016, um terço das demandas de reclamações entregues ao Idec – Instituto de Defesa do Consumidor está associado aos planos de saúde.

Isso corresponde a 32,68% do total de reclamações, índice alto e crescente, e que nos remete a pergunta:

Quais condições são relevantes e influentes na decisão de optar ou não pela adesão?

É evidente que os usuários demonstram insatisfação em relação às demoras para conseguir as consultas, carências, mensalidades e taxas que são acrescidas aos planos.

Mas e para os médicos, os principais pontos negativos a serem considerados sobre aderir aos convênios dizem respeito a:

  • O valor repassado não acompanhou a oferta de médicos especialistas; já que a estrutura de muitos planos de saúde ainda não inclui a cobertura de novas especialidades.
  • Remuneração transferida aos médicos pelos planos não são atrativas, pois a média geral é muito baixa.
  • Burocracia nas políticas dos planos de saúde, em relação aos procedimentos necessários e prazos.
  • Excesso de pacientes a serem atendidos. Para suportar os custos mensais, e atender a demanda, que sempre é alta, constantemente o fluxo de pacientes é intenso, sobrecarregando os atendimentos.

Três em cada quatro médicos aderem ao plano de saúde. Principalmente para quem está iniciando na profissão, abrindo o primeiro consultório, o convênio é muito útil, pois:

  • Há a possibilidades de aumento de rendimentos; considerando que mensalmente as despesas fixas de manutenção do consultório já somam um montante considerável, a fonte de renda dos convênios não poderá ser desconsiderada.
  • Aumento considerável da cartela de clientes. Antes mesmo de aumentar é imprescindível captar os clientes para que inicie o legado da profissão, viabilizando o atendimento através de convênios aumentam as perspectivas.
  • Relação de confiança com os pacientes para longo prazo, pois pacientes bem atendidos retornam com mais facilidade se existir convênio com o plano de saúde.

Como em qualquer profissão, deve-se aproveitar ao máximo as perspectivas de prospecção de clientes. Mas, existe a tendência natural de que à medida que os médicos se profissionalizem, desfaçam os convênios.capa-guia-de-produtividade435

De fato, a decisão sobre aderir aos convênios de saúde, deve ser analisada considerando a premissas gerenciais de cada médico, em relação a suas perspectivas profissionais, como a necessidade de aumentar o fluxo de pacientes e disponibilidades de horários. Para aumentar a produtividade do seu consultório, baixe gratuitamente nosso e-book! 

Fonte: Idec – Instituto de Defesa do Consumidor