Como contratar uma boa secretária para o seu consultório

Contratar a pessoa certa para ser a secretária não é uma tarefa fácil, serão tantas candidatas que ficará difícil decidir qual será a eleita para ser o braço direito do médico. Essa contratação fará toda a diferença no dia a dia do consultório, pois ela é o principal cartão de visita.

Ela não precisa ser mulher, alguém do sexo masculino também pode desempenham muito bem esse papel, entretanto a maioria dessas vagas são preenchidas por mulheres, porque elas possuem mais empatia e carisma em relação aos pacientes.

Ao anunciar a vaga, é importante destacar aquilo que você deseja, experiência, boas indicações, algum curso específico, é importante deixar essas informações bem claras. Não caia na onda de contratar alguém que você não possa demitir, como contratar alguém da família, por exemplo, mandar uma pessoa da família embora é quase impossível.

Antes de chamar os candidatos para a entrevista, selecione os currículos e faça uma pré-análise, nem sempre alguém que já tenha experiência na área será a melhor opção, muitas vezes, o ideal é utilizar um tempo para treinar alguém e moldar a sua maneira.

Na hora da entrevista verifique se a pessoa fala o português corretamente e se tem voz clara para dar as informações necessárias por telefone ou pessoalmente. Confira, também, se a pessoa tem facilidade parar mexer em computador, softwares, e-mails, sistemas como o OnMed, entre outras plataformas. Busque identificar se os candidatos possuem paciência, empatia, atitude e agilidade e, se possível, tente observar o bom humor e o profissionalismo.

Algumas outras coisas só poderão ser observadas na experiência como a organização da pessoa, honestidade e a transparência, pois lidar com papéis de pacientes querem muito cuidado.

Fale para os candidatos sobre os horários que devem ser cumpridos, quais as exigências, remuneração e veja se o candidato concorda com o que foi proposto.

Saiba mais: CTA dicas para aumentar a rentabilidade do seu consultorio