Dicas para médicos no início da carreira

A faculdade de medicina acabou, está finalmente formado e pronto para começar sua carreira desafiadora que é a de ser médico. Então o mais novo médico se depara com muitas duvidas, por onde começar? abrir seu próprio consultório? Trabalhar em algum posto de saúde? Hospital? O que fazer?


As dificuldades e os obstáculos enfrentados até agora não terminaram junto com o curso de graduação, por isso para ajudar no início dessa carreira separamos algumas dicas.

Atendimento

Independente do local onde você deseja atender, seja particular ou público, sempre faça um bom atendimento. Isso é necessário desde o começo, preste muita atenção em seus pacientes e nos sinais que eles dão.

Antes de querer saber o motivo da consulta, tenha uma conversa breve e informal com o paciente, isso vai te ajudar a conhecer um pouco sobre o estilo de vida dele e qual a melhor forma de falar com ele. Não use termos difíceis, fale a mesma língua que o paciente para que ambos se entendam.

O bom atendimento é fundamental para começar a construir sua carreira, por isso, tenha um bom relacionamento com seus clientes, de toda a atenção possível, saiba ouvir e conversar de forma amigável tendo empatia com seus pacientes.

Aproveite o conhecimento de seus colegas

Mesmo na residência ou em estágio as oportunidades de conhecer médicos mais experientes aparecem o tempo todo, utilize isso a seu favor, troque conhecimento, esclareça dúvidas com quem já está na área há tempos. Você só irá ganhar com isso.

Sempre busque conhecimento

Quando mais você souber, mais fácil será diagnosticar os pacientes, aproveite ao máximo todas as palestras, congressos, cursos, novas tecnologias, esteja sempre atualizado por dentro das novas descobertas, isso vai te ajudar a se destacar profissionalmente.

Não leve o trabalho para casa

Tenha vida fora do ambiente de trabalho, por mais que, muitas vezes, agora no início da profissão, você ficará com os acontecimentos do trabalho 24 horas por dia na cabeça, procure fazer coisas boas, sair com os amigos e relaxar, siga sua rotina e tenha uma vida normal.

Muitos médicos experientes reclamam de ter dedicado anos da sua vida 24 horas para a profissão, não só com pacientes mas também com a organização da clínica ou consultório, se você optar por abrir o seu não deixe de utilizar um software para gestão de clínicas, ele irá te ajudar a se organizar, podendo ter mais tempo para sua vida normal, deixando um pouco de lado os problemas. Não entre nessa rotina de 24 horas de trabalho, continue com sua vida fora do hospital, do consultório ou do posto de saúde.

As dicas acima vão te ajudar neste início de carreira, esperamos que ela possam ter aberto novos horizontes para uma rotina desgastante como a dos médicos.

Saiba mais: