Erros comuns que os médicos cometem na internet

Milhares de médicos estão perdendo a oportunidade de alavancar os seus rendimentos, e de aumentar a clientela, devido ao mau uso ou da total falta de utilização da internet.

Muitos não têm site, não fazem anúncios, não escrevem artigos, e não participam nas redes sociais. E aqueles que têm alguma presença na web mas com pouco conteúdo relevante ou perfis com informações básicas do profissional.

O que a internet tem de bom para esse segmento?

Os profissionais da área médica pode utilizar a internet tanto para se destacar na sua especialidade na região, como também pode utilizar esta ferramenta para estreitar a comunicação entre com os pacientes.

Ao fortalecer a sua presença na internet, seja através de blog ou em perfis de redes sociais, você aumentará a possibilidade de ser lembrado por algum leitor do seu conteúdo, tornando-se referência na sua especialidade e sendo um profissional que compartilha conhecimento e informação.

Como começar?

Procure ajuda para montar um perfil bem feito e esclarecedor para as redes sociais. Páginas, blogs e sites que mostrem de forma séria e ao mesmo tempo instrutiva a sua especialidade e a forma de atendimento.

Também busque auxílio para desenvolver o site ou um blog em que disponibilizará artigos que estimule o visitante a saber mais sobre você e que se sinta seguro para se tornar um paciente da sua clínica.

Ética.

Tem que ter cuidado como escrever na internet. Muitas pessoas usam informações de profissionais médicos como possíveis diagnósticos para os sintomas que estão sentindo no momento da leitura.

Por isso, o seu conteúdo tem que ser instrutivo, jamais afirmativo.

O conteúdo disponível tem que fazer que o visitante saiba a necessidade de procurar presencialmente um especialista na área para ter o diagnóstico mais preciso, e não usar o seu artigo como fonte de comprovação de alguma enfermidade.

Não divulgar o que não pode ser divulgado

Em nenhum momento, durante a publicação de artigos ou textos da área médica, relate casos reais de pacientes. Não cite datas, localidades ou nomes dos seus pacientes no conteúdo.

Como também, não exponha diagnósticos, exames ou fotos dos seus pacientes.

E principalmente, não escreva publicamente receituários, resultados de exames ou diagnósticos, mesmo se seu paciente pedir isso de forma online, encontre outros meios para repassar esta informação.

Saber que o médico na sociedade é alguém que sempre será levado a sério

Evite de escrever artigos para um público alvo que não seja seu.   Não utilize palavras muito técnicas, como também não use palavras chulas ou de baixo calão, pois irá deixar negativamente a sua reputação.

O ideal é que seu conteúdo seja informativo e informal. Passe seu conhecimento e sua história para que seu público te conheça e confie no seu trabalho. Porém, lembre-se desde equilíbrio entre falar demais e falar de menos.

Tudo o que você postar será levado como verdadeiro.

Nos comentários, evite responder de forma inadequada os seus visitantes. Responda-os de forma polida, mas mesmo tempo de forma transparente.

Equilíbrio com brincadeiras

Ao interagir com seus visitantes, se em algum momento você for colocado dentro de alguma brincadeira, procure participar com cautela.

Se for uma brincadeira saudável, que não prejudique a sua postura médica, participe tranquilamente.

Caso contrário, peça desculpas e afaste da brincadeira, para que não atinge negativamente a sua reputação.

Cuidado com artigos falsos e notícias sem checar as fontes

Quando tiver acesso a qualquer notícia ou artigo, com o conteúdo de aparente relevância, procure sempre verificar a fonte e se o conteúdo condiz com a realidade.

O risco de publicar qualquer conteúdo falso, poderá não só prejudicar a sua carreira como também a sua credibilidade com os pacientes.

Aproveite e baixe nosso e-book com um  Guia Completo de Marketing Digital para médicos