Médico: Como conciliar a vida pessoal e profissional?

A medicina é uma profissão nobre, que envolve o bem mais preciso do ser humano, a vida e todas as suas contingências, para que seja preservada e cuidada diante de qualquer ameaça de sofrimento, físico e emocional, mas acima de tudo da possibilidade de ser usurpado dos corpos mortais. O médico é o ator principal nas histórias de luta pela vida.

Por isso, o médico é um profissional incansável e que muitas vezes fica a mercê da ocasião de entrar em cena, ou seja, não existem horários, momentos, já que não poderá abandonar seus pacientes.

Os preceitos da profissão de médico

Quando um médico recebe seu diploma e é lhe concedido o título que permite atuar na medicina, está ciente de todo o compromisso e respaldo humanitário, altruísta, ético que assumira a partir de então. E de fato, o bom médico jamais se esquece do vínculo que assumiu com os seus procedimentos e pacientes.

Porém, precisamos entender que “médico também é gente”, tem necessidades pessoais como qualquer mortal, e a partir do momento que o envolvimento e compromissos profissionais se tornam densos e demanda tempo extraordinário, sua vida pessoal sofre consequências, nem sempre positivas.

Estas prerrogativas estão fazendo parte do seu cotidiano?

Então é o momento de estabelecer um mínimo de privacidade e “desligar-se” por alguns momentos do trabalho. Considere:

  • Procure ao máximo estabelecer uma rotina de trabalho;
  • Priorize os agendamentos;
  • Durante o horário estabelecido por você, concentre-se para que seja produtivo;
  • Avalie com cautela as flexibilidades para os horários de atendimento, você poderá fazer exceções, mas no momento que permitir que vire regra, o reverso será mais difícil;

Os dois mundos precisam estar em sintonia

Saber extrair o máximo de proveito dos momentos únicos e exclusivos fora do ambiente de trabalho, não tem preço.

Aproveite para relaxar, curtir com intensidade aquilo que te proporciona satisfação, seja sozinho, com a família ou com amigos.

No universo pessoal,  estabeleça um cronograma para os momentos de descanso e enquanto estiver neste período de “desligamento” do trabalho, pense na possibilidade de:

  • Transferir o cuidado do pacientes, evidentemente na medida do possível, não com a intenção de omissão, mas na certeza de que quem o substituir será igualmente tão competente;
  • Evite o efeito esponja, ou seja, absorvendo uma sequência de problemas do trabalho, sobrepondo uns sobre os outros.

No universo profissional, aprenda não somente a prática da profissão, mas como um gestor que precisa administrar seu negócio, com disciplina e planejamento, então:

  • Aprenda a delegar;
  • Defina metas financeiras, para servir de guia no encontro do equilíbrio;
  • Sempre pondere antes de considerar assumir outros trabalhos, além daqueles que já executa, pois o nível de exigência será intenso.

Percebe que não há uma regra pronta para administrar os universos da profissão de médico, mas o bom senso é o monitor que te ajudará para chegar ao equilíbrio. Ponto este, fundamental para sua qualidade de vida, eminente para quem deseja ser um excelente profissional. Aproveite e baixe gratuitamente nosso e-book com um Guia Completo para a Produtividade do seu Consultório Médico.

ebook-guia-de-produtividade-para-clinicas-e-consultorios-medicos