Principais erros de gestão da sua clínica ou consultório

Quando o profissional da área médica resolve montar a sua própria clínica, ele deve estar atento com as questões que, mesmo parecendo inofensivas à primeira vista, pode abalar a sua credibilidade perante aos seus pacientes.

Neste artigo, vamos apontar os possíveis erros de gestão que podem levar um consultório médico de sucesso diretamente para o fracasso.

Primeiro de tudo: visão

O primeiro erro que você pode cometer é não definir onde você deseja chegar. Este erro é muito mais comum que se imagina. Muitos profissionais não planejam como querem que o consultório médico cresça a curto médio e a longo prazo.

Sem um plano de metas, você não terá a noção do retorno do investimento feito, como também, gerenciará uma clínica sem parâmetros de crescimento, parando o seu progresso e até mesmo desestimulando o profissional a continuar com o consultório.

Gestão financeira

Outro erro de gestão cometidos pelos profissionais médicos é a total falta de controle financeiro da clínica.

Muitos adotam os antigos recibos de pagamento em papel, sem controle registro, e assim não há armazenamento correto de notas de despesas, o que no final do mês faz com que o médico ou gestor não saiba ao certo qual é o faturamento e o total de gastos.

Adotar um software de gestão exclusiva para clínica médica irá fazer toda a diferença, disponibilizando o devido controle nas finanças.

Atendimento

Outro ponto crucial nos erros de gestão de clínica médica é o atendimento. Muitos pecam em colocar atendentes. recepcionistas, secretárias ou uma equipe de telefonistas sem treinamento para atender os pacientes.

Acredite, muitos pacientes deixam de ir ao consultório só por causa de um dia que são mal atendidos. Por isso, treine a equipe que atende os seus pacientes. Eles precisam ser cortês, educados e compreensivos com seus clientes, como também precisam saber preencher corretamente os dados do paciente, e saber acionar os convênios de forma correta.

Se necessário, tenha uma equipe maior para não sobrecarregar seus profissionais. Muitos médicos possuem apenas uma secretária e ela é a responsável pelo atendimento, pelo telefone, agendamentos, avisos, compras, organização e limpeza. Quem sabe ter mais uma pessoa na recepção seria melhor, para dividir estas tarefas e tudo ser feito com mais calma e cuidado.

Divulgação

Não pense que seu consultório médico não precisa investir em marketing.

Se você está numa região que existem várias clínica, tente buscar algo para de destacar e atrair mais pacientes.

Por isso, investir em propaganda física ou na internet é fundamental. Para fortalecer sua marca, a marca do seu consultório e tornar o seu nome um nome forte localmente, invista em publicidade desde o início. Integre sua equipe com a equipe especializada em marketing offline ou digital.

Misturar vida profissional e vida pessoal

Cuidado ao tornar a sua clínica médica uma extensão de sua casa. Sua vida profissional deve ser exclusivamente profissional, tanto financeiramente quanto eticamente.

Não permita que familiares tenha livre acesso a sua sala durante as consultas, sem avisar. Faça com que a comunicação da sua empresa retrate o que a sua empresa, área de atuação e segmentação transmitem, e não exclusivamente o que você individualmente acredita. Trate você mesmo como um funcionário, estabelecendo salário, regras e metas. E evite levar assuntos pessoais como política, religião, crenças ou boatos para a consulta. Isso acaba constrangendo o paciente, o inibindo de contar o que realmente sente.

Aqui no blog da Onmed, já tratamos sobre esse assunto outras vezes, você pode conferir neste post sobre vida profissional e pessoal.

Não ter equipe.

Isso é uns dos erros de gestão mais graves. Se submeter a fazer todo o trabalho de gestão, atendimento, consulta e encaminhamento, irá tornar o seu trabalho estressante e confuso.

Erros como troca de históricos de pacientes, agendamento em datas incorretas para consulta e a cobrança indevida, irá com certeza criar atritos com os pacientes e confusão na gestão empresarial.

É importante que você saiba demandar tarefas e confiar em quem está contigo. Encontre bons profissionais para lhe acompanhar e divida a carga de responsabilidades.

Não dividir tarefas.

Não adianta ter uma equipe disponível se não há uma delegação correta das tarefas. Muitos profissionais erram ao tentar centralizar funções que poderiam ser tranquilamente executadas por outro profissional.

Este acúmulo de tarefas, como falado anteriormente, pode prejudicar muito o rendimento do consultório médico, além de não aproveita todo o potencial da sua equipe.

E aí? Identificou algum erro que você está cometendo no seu dia a dia? Deixe para nós aqui nos comentários. Aproveite e baixe nosso e-book: Gestão médica em 2019