Prontuários: Saiba mais sobre esse assunto

Para garantir o bom funcionamento da rotina clínica, além da gestão, existem alguns registros que são cruciais e que devem ser tratados com muito cuidado, como é o caso dos prontuários.

Mas você sabe o que é isso? Qual a importância de manter esses registros atualizados?

Pois bem, nesse post, você vai ficar por dentro de alguns detalhes importantes sobre esse assunto e também verá como a tecnologia tem incorporado os prontuários eletrônicos para substituir os até então prontuários de papel. Confira a seguir!

O que são Prontuários?

Os prontuários são documentos onde são armazenados informações sobre a saúde do paciente de uma clínica, para que estes possam ser consultados sempre que necessário.

É no prontuário que ficam registradas informações do paciente como nome, idade, histórico clínico, procedimentos médicos realizados no paciente, bem como o seu estado de saúde atual.

Além de ser um documento que contém os registros médicos do paciente, os prontuários também servem para resguardar médicos e também o consultório, principalmente nos casos onde há algum problema cuja solução se encontra justamente nesses registros.

Por que é importante manter o prontuário sempre atualizado

Como o prontuário é um documento que serve como forma de proteção para toda a equipe de saúde, bem como para a clínica e paciente, as informações contidas nele devem ser sempre atualizadas.

E, como são informações importantes, é fundamental que a instituição médica garanta a proteção e confidencialidade das informações contidas nos prontuários.

Até pouco tempo atrás, a forma mais usada para armazenar os registros médicos nos hospitais e clínicas era em papel.

No entanto, a segurança das informações vivia exposta a riscos como quebra de sigilo, extravio, desgaste pelo tempo, dentre outros.

Em função disso e também pela dificuldade e falta de estrutura que muitos consultórios têm para armazenar os prontuários de papel da forma adequada é que hoje em dia existem os chamados prontuários eletrônicos.

Prontuários eletrônicos: Mais facilidade para o dia a dia

Diferentemente do que muita gente pensa, o prontuário eletrônico já é uma realidade bastante presente no Brasil e também em outros países.

Também não é para menos, esta inovação tecnologia proporciona vários benefícios.

Com o prontuário eletrônico é possível armazenar todo o histórico clínico do paciente em apenas um único sistema.

Dessa forma, qualquer profissional, independente da sua especialidade, pode ter acesso às informações contidas nos prontuários dos pacientes.

Além disso, os prontuários eletrônicos também permitem um melhor acompanhamento e oferecem menos riscos de haver perda ou deterioração dos registros de saúde dos pacientes.

Prontuários Personalizados

O sistema OnMed mantém à disposição prontuários específicos para utilizar. Dentre eles você pode optar pelo prontuário personalizado.

Nesta opção é possível inserir campos e categorias desejados para a inserção de dados de forma livre e você pode criar o quanto precisar. Saiba como personalizar seu prontuário.

O prontuário personalizado é perfeito para atender necessidades específicas, facilitar e agilizar o atendimento médico em sua clínica.

Portanto, agora que você já sabe o que são prontuários e a importância que este registro apresenta para pacientes, médicos e instituições médicas, comece desde já a investir em melhorias no que se refere ao armazenamento e conservação desses registros.

Gostou do artigo? Sua clínica já trabalha com prontuários eletrônicos? Deixe o seu comentário e nos diga qual a sua experiência nesse assunto!

CTA-