Atendimento humanizado: Como isso impacta a sua clínica?

Em qualquer instituição de saúde, uma boa relação entre paciente e médico é um pilar sólido para o desenvolvimento e crescimento do seu empreendimento.

Por mais que uma clínica médica tenha nível técnico e estratégias administrativas eficientes, um bom atendimento é fundamental.

E o atendimento ao seu paciente deve sempre estar em primeiro lugar, independente do porte da clínica.

E então? Atendimento humanizado, você já colocou em prática? Sabe como pode influenciar seu consultório médico?

Acompanhe e descubra.

O que é o atendimento humanizado?

Atendimento humanizado é um conjunto de atividades que tem como objetivo compreender todas as necessidades do paciente durante o tratamento ao qual ele é submetido, com foco em promover sucesso do atendimento, do princípio ao fim.

É se colocar no lugar do paciente e entender que não somente a doença impacta a vida do paciente, mas também a forma de lidar com a doença durante o tratamento.

É considerar as opiniões e as solicitações dos pacientes e se posicionar de maneira a permitir que suas vontades sejam levadas em consideração como forma de garantir melhorias no atendimento clínico e hospitalar.

Como isso impacta a rotina dos médicos?

Essa prática traz de volta o conceito de médico de família que a muito foi se perdendo diante a “mecanização do atendimento”.

É claro que devido a quantidade de atendimentos nos dias de hoje, um médico não dispõe de um tempo muito grande para atender cada paciente, o que não o impede de colocar seu atendimento nos moldes humanizados.

Isso trará a rotina dos médicos mais informação e proximidade com a realidade de seu paciente, ajudando a entender cada caso com suas particularidades e traçar um diagnóstico adequado e assertivo e evitando enfermidades e reclamações ou perdas futuras de clientes.

O que podemos fazer para nos aproximar dessa metodologia?

Para se manter o mais próximo possível dessa metodologia, siga alguns passos:

  • Organize sua agenda para conseguir tempo suficiente para atender o paciente com tranquilidade e dedicação necessárias.
  • Mantenha os prontuários atualizados e detalhados, isso o ajudará a enxergar o panorama de cada caso.
  • Ouça e esteja atento às queixas e necessidades de cada paciente, isso pode trazer informações valiosas.
  • Pratique a empatia.
  • Trate o paciente como um todo, sempre levando em consideração os aspectos físicos e emocionais de cada enfermidade.

Tratamento humanizado é mais que uma recomendação, é uma necessidade para você que deseja sucesso em sua carreira médica! Para saber mais sobre atendimento, baixe gratuitamente nosso ebook sobre fidelização de clientes.