Investimentos mais importantes ao abrir um consultório

Quando os médicos optam por abrir o próprio consultório, muitas coisas devem ser levadas em consideração para que o projeto saia do papel, como o local, funcionários, impostos, entre outros.

Pensando nisso, vamos falar sobre alguns investimentos que são mais importantes para ajudar os médicos na gestão inicial do consultório.

Planejar

Planeje como você deseja seu consultório, analise os concorrentes e pense desde já em quais serão seus diferenciais.

Defina seu público alvo de acordo com sua especialização, pense se irá atender convênios ou apenas consultas particulares, e qual valor você pretende cobrar pela consulta, isso também influencia na descrição do público alvo.

Depois de saber quem é o público que você deseja atingir, escolha um local para abrir seu consultório que seja de fácil acesso aos seus futuros clientes, por exemplo, se você escolheu atender pessoas de maior grau aquisitivo, procure um imóvel em um bairro nobre e não esqueça de pensar no estacionamento quando for procurar o imóvel.

O aluguel do imóvel será um grande investimento inicial, um aluguel em um bairro mais simples é mais barato que um bairro de classe A. Confira quanto você tem disponível para investir.

Cogite a ideia de abrir um consultório com algum colega que possa fazer horários complementares aos seus, assim ambos podem dividir as tarefas e as responsabilidades, sobrando mais tempo para se dedicar em atender bem os pacientes.

Depois disso tudo, levante os custos, calcule os investimentos até agora, estime quanto irá gastar com as obras, mobília, equipamentos, legalização e criação da marca/identidade visual, calcule também quanto gastará para manter o consultório, gastos fixo como aluguel, funcionários, contas de água e luz, entre outros.

O ideal é pegar o valor de custos fixos e dividir pelo valor médio que recebe por suas consultas, assim saberá quantos pacientes precisa atender para pagar sua despesas e lucrar.

Execução

Um ambiente agradável faz toda a diferença no seu consultório, faça uma sala de espera aconchegante e sempre se preocupe em deixar tudo organizado e limpo.

Contrate uma boa equipe de funcionários, e esse vai ser um grande desafio para o seu consultório, pois qualidade no atendimento é fundamental.

Para a vaga de secretária analise o currículo, as referências, as indicações e durante a entrevista busque analisar o jeito da pessoa, se é amigável, educada, analise a postura e se tem boa comunicação. E quando for decidir opte por quem tem experiência em atendimento ao público e a quem se saiu bem na entrevista.

Lembre-se também de divulgar seu consultório para que as pessoas comecem a conhecer os seus serviços.

Gestão

Bons resultados são atingidos com um bom atendimento e uma boa gestão. Caso não saiba como fazer a parte financeira, adote um software para te ajudar, isso será ótimo para organizar seu consultório, principalmente agora no começo.

Conheça o sistema OnMed que conta com opções de cadastro de pacientes, agenda eletrônica, prontuários e toda a parte financeira, ele é uma ferramenta online que permite acessar as informações de qualquer lugar, otimizando muitos processos.

Esses foram alguns investimentos importantes para abrir seu consultório e obter resultados de forma mais rápida.

Saiba mais: